domingo, 7 de julho de 2013

Vandalismo Chapa Branca


O Jornal A União é o único jornal oficial existente no Brasil.

Foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1893 por Álvaro Machado então presidente da Província, sendo seu primeiro diretor o industrial Tito Silva.

Funcionava num belíssimo prédio do século XIX localizado na Praça João Pessoa. Em 1971, no Governo Ernani Sátiro, foi transferido para o Distrito Industrial. Ato contínuo, após a transferência do Jornal, o Dr. Ernani ordenou a demolição do edifício para ali erguer a Assembléia Legislativa. Foi um gesto tresloucado configurando-se num verdadeiro ato de vandalismo Chapa Branca. Um crime inominável, como classificou o jornalista Severino (Biu) Ramos em entrevista concedida para o livro “Uma viagem no tempo” em comemoração aos 120 anos do jornal.

Dr. Ernani usou de toda sua autoridade realçada pelo AI-5 que proibia qualquer crítica a qualquer autoridade do governo. Sendo um homem vigoroso que não admitia ser contestado muito menos contrariado e não ouviu ninguém. Derrubou.

Causa espécie considerando ser o Dr. Ernani Sátiro um homem culto e ligado às letras de repente ignorar o valor histórico e arquitetônico de uma obra tão valiosa. Poderia perfeitamente ter construído a sede do Poder Legislativo em outra área da cidade em condições muito mais adequadas. O antigo prédio poderia ser ocupado com outra função, um museu ou uma galeria de arte, por exemplo. Jamais demolido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário