segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Cesar o que é de Cesar.

Ao Jornalista Alex Gutenberg.
Ainda guardo em meus arquivos o inditoso artigo escrito por Vossa Senhoria no início de 2007 para o Jornal do Estado do Paraná retratando uma imagem equivocada do nordeste e do glorioso povo nordestino que foi o fato gerador de toda minha indignação.


Recordo-me de haver encaminhado à redação do Jornal um texto com um comentário sobre a matéria que infelizmente não foi levado em consideração com a devida publicação.

Negando a liberdade de imprensa assisti meus direitos usurpados. Este fato causou-me constrangimento mas julguei mais sensato esquecer todo episódio.

Lembro que logo no intróito do mal fadado artigo V.S. particularizou o fenômeno social da colonização como se o País fosse restrito ao nordeste.

Afirmo que a colonização não teve uma conotação regional. Primeiro porque não havia regiões havia sim uma nova terra sendo explorada e habitada. Portanto o processo de colonização assolava todo território ocupado.

A miscigenação dos brasileiros não é uma manifestação étnica restrita ao povo nordestino.

O fato ocorreu do Oiapoque ao Chuí.

Concordo que os efeitos maléficos do famigerado Bolsa Família têm maior influência na região nordestina. Entretanto sou obrigado a discordar e reparar seu conceito sobre a questão da violência urbana quando os maiores índices de delitos são registrados em outras regiões que não a nossa. Aponto para os arrastões em Copacabana, dos assaltos e balas perdidas em São Paulo, Curitiba, em Floripa e outras Capitais. A propósito registro só um fato curioso para demonstrar a que ponto chegou a violência no sul do País quando semana passada uma mulher que foi assaltada dentro de uma delegacia.

Sr. Alex, a afirmação que nossas cidades são imundas e que aqui o crime compensa é no mínimo uma idéia preconceituosa.

João Pessoa mesmo, nossa capital, foi reconhecida na ONU como a cidade mais verde do Planeta e como se isso não bastasse invoco sua própria afirmação de que é a cidade mais bela do litoral brasileiro.

O coronelismo é coisa do passado. Tudo fruto da globalização que Vossa Senhoria afirma não ter chegado por aqui, mas que divulga inescrupulosos políticos como os José Dirceu, os Genuínos, Belúzios, Pallocis e os Lupions que venderam terras públicas do Estado do Paraná.

Caro Alex, todos estamos no mesmo barco furado.

A oportunidade de iniciar um reparo vem aí em outubro próximo.

Vamos dar as mãos e eleger alguém que possa iniciar este novo Brasil.

Obrigado por visitar meu Blog. Será sempre bemvindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário