quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DER PROZESS – O Processo

Desde o início da transformação da criança até o adulto as pessoas são submetidas a um processo de educação de resultados questionáveis. Recebem uma carga de vozes de comando (Não pise na grama! Tire a mão da boca! Não suba! Não chore!) que apesar de moldar e educar o comportamento acaba gerando um sentimento de culpa.

Ou seja, você cresce com um sentimento congênito de que é culpado por alguma coisa.

A ideia de culpado fica impregnada no inconsciente.

De repente você ouve um apito de um agente do trânsito e logo se questiona onde foi que eu errei mesmo sabendo que o infrator é outro.

Como se não bastasse essa mazela atávica as pessoas são obrigadas a conviver na sociedade com um pacto social adverso caracterizado por um sistema judiciário despótico e o autoritarismo do Estado que controla as pessoas o tempo todo sem oferecer respostas e explicações para nada. Um sistema doutrinador com informações que somos obrigados a engolir sem saber o porquê.

Como bem retrata o filme de Orson Welles – The Trial – O Processo, baseado num romance do escritor checo Franz Kafka. O filme conta a história de um bancário Josef K. que é acusado de um crime não revelado. Josef faz apelos infrutíferos ao Judiciário e luta obstinadamente contra o absurdo de sua prisão. Por fim sem obter respostas nem explicações, cansado e apático Josef combina com dois senhores para que o matem. O filme pode ser interpretado como uma severa crítica ao judiciário.

Josef K. é um paradigma de situações que ocorrem no mundo inteiro.

Temos histórias de torturas na maioria dos países da América do Sul e, não diferente, no Brasil também. Principalmente na ditadura militar.

Quantos brasileiros foram torturados por acusações que nem conheciam tal qual a história de Josef K.

Esta constatação aterroriza enquanto não se vislumbra uma saída.

Somente a sociedade organizada e livre poderá utilizar os mecanismos por ela mesmo criado e numa ação coletiva estabelecer um novo pacto social e um novo ordenamento jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário