domingo, 8 de janeiro de 2012

UM GICANTE ADORMECIDO

Há 200 anos Napoleão Bonaparte preconizou: “Deixem a China dormir porque, quando ela acordar, o mundo vai estremecer”.

A previsão napoleônica está deixando a futurologia para se tornar realidade.

Há algumas centenas de anos famílias chinesas trocavam a virgindade de suas filhas por um prato de arroz. Hoje este gigante com 1,3 bilhão de habitantes (um sétimo da população do planeta) é a segunda maior economia do mundo.

Seus produtos manufaturados com uma mão de obra remunerada muito aquém dos padrões ocidentais invadem o mercado em todos os quadrantes do planeta. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas. Isto é favorecido pela sua estratégia comercial, ou seja, o pragmatismo da cartilha comunista convivendo pacificamente com os preceitos do capitalismo.

Tudo faz crer numa estratégia orquestrada de poder para ganhar o mundo ocidental.

Os empresários ocidentais riem à toa ganhando rios de dinheiro comprando produtos chineses por alguns centavos de dólar e revendendo-os por centenas de dólares após colocarem suas etiquetas com grifes famosas.

Suponho que no Governo Collor de Melo os importadores colocaram no mercado brasileiro tênis ao preço final de consumo de US$1,00. Houve intervenção imediata do Governo majorando os preços para evitar o sucateamento da indústria nacional.

Quando menos se esperar não haverá mais fábricas de calçados no mundo ocidental, só as chinesas.

O foco atualmente não é só calçados. Qualquer produto industrializado pode ser encontrado made in China.

Ai a indústria chinesa estará com o pinhão na mão e quem tem o monopólio tem o poder.

O mundo tomará consciência que alimentou um dragão e acabou refém do mesmo.

Não poderá comprar “balatinho dos esclavos” chineses e restara apenas chorar sobre as sucatas do seu parque fabril aceitando os novos preços ditados pelo poderio asiático.

Ainda há atempo para reverter este quadro estabelecendo-se um a nova ordem na política tributária e nas relações do trabalho. Vamos deixar o gigante dormir mais um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário