terça-feira, 12 de março de 2013

O golpe do século


O GOLPE DO SÉCULO

 

Singapura, um dos quatro Tigres Asiáticos, caracteriza-se como o quarto principal centro financeiro do mundo e segundo maior mercado de jogos de cassino e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo.

De acordo com o Banco Mundial a cidade é o melhor lugar do mundo para se fazer negócios. Ou seja, um dos países mais ricos do planeta.

Ken Lim Poh um jovem e prestigiado executivo desse País arquitetou o que poderia ser o maior golpe financeiro de todos os tempos.

Segundo os planos do malaio com um pequeno  investimento de dois milhões de dólares  era possível  aquinhoar vinte e cinco bilhões de euros numa operação sem riscos que foi cognominada de Operação Lim Poh.

 O alvo do golpe era os bancos localizados nos paraísos fiscais ao redor do mundo como Bahamas, Ilhas Cayman, Ilhas Bermudas, Liechtenstein, Mônaco, Luxemburgo e Ilha da Madeira e Suíça.

Para tanto precisaria montar uma equipe de quarenta  especialistas em áreas diversificadas de atividade como informática, eletricidade, mecânica dos fluidos, química industrial, segurança eletrônica,  navegação marítima e aérea, poliglotas, pilotos de aeronaves e hackers.

Esta equipe seria treinada durante sessenta dias em local a ser determinado oportunamente.

Ken Lim contratou head hunters para recrutar os profissionais em todos os quadrantes do planeta de acordo com um perfil predeterminado.

Os recrutados deveriam ter boa aparência, formação universitária, trato agradável na convivência social. Deveriam também ostentar uma inteligência acima da média, raciocínio rápido, bom preparo físico e acima de tudo não podia ter escrúpulos.

Foram pré-selecionados mil indivíduos com estas características oriundos da Europa, Estados Unidos e América Latina. Desse grupo formou-se a equipe.

O grupo tinha estrutura organizacional muito simples. A Coordenação geral era exercida por Ken Lim Poh seguido por um encarregado de finanças e um outro encarregado de suprimentos.

Como parte do treinamento todos foram obrigados a ler o livro das Mil e uma noites narrando as aventuras de Ali Baba e os Quarentas Ladrões e a biografia de ladrões famosos ao longo da história como Al Capone (Alphonce Capone), Barrabás, Robin Hood, Butch Cassidy e Sundance Kid, Lampião, Madame Satã (o pernambucano João Francisco dos Santos) e Arsene Lupin o ladrão mais charmoso do mundo, uma forma didática de estabelecer o clima de transgressão.

O local do treinamento depois de demorada pesquisa foi o Brasil considerando ter este País uma história rica em ilícitos penais.

Para escolha da cidade percorreram a Serra da Borborema, o Recôncavo Baiano, o Pantanal Mato-grossense, decidindo-se após os pros e os contra pelo Planalto Central em Brasília, Capital Federal cenário propício para desenvolvimento da idéia.

Embarcaram num jato ERJ-145, da Embraer, com capacidade para 50 passageiros e em Brasília se hospedaram no Bay Park Hotel onde foram reservados 15 apartamentos para acomodar a equipe.

Coincidentemente no mesmo hotel estava acontecendo uma convenção de um grande partido político e aliados onde participavam Senadores, Deputados Federais, e Prefeitos Municipais.

Os convencionais foram acomodados na Torre A e a equipe da Operação Lim Poh na Torre B, do hotel.

A equipe da Operação Lim Poh fez o check in numa quinta feira às 17h30min. Alugaram cofres para guarda de valores já que todos os pagamentos eram efetuados em “cash”.

Fizeram um pequeno reconhecimento nas instalações, serviram-se de um jantar no próprio Hotel e se recolheram às 22h00min.

Dia seguinte iniciaram a montagem dos equipamentos de comunicação visual no auditório reservado para as reuniões e daí em diante estabeleceu-se uma rotina. Refeições no próprio hotel, reuniões e algumas horas de lazer.

Ao final da primeira semana de treinamento aconteceu um imprevisto inusitado.

O encarregado de finanças se deu conta que todo dinheiro do grupo havia sido furtado.

Estabeleceu-se o caos.

A polícia foi acionada e também autoridades diplomáticas e a Interpol.

As primeiras investigações concluíram e identificaram os responsáveis pelo desaparecimento de vultosa soma em dinheiro vivo.

Os autores do inesperado furto foram ninguém menos que alguns convencionais mancomunados com funcionários do hotel.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário