quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

BRAINSTORMING

A partir de hoje e até 5 dias ireir transcrever diariamente um capítulo do meu novo conto "Brainstroming".
Trata-se de uma brincadeira.
Espero que meus dois leitores me enviem suas críticas nos cometários ou por email.
BRAINSTORMING

CAPÍTULO I.

Rosário do Oeste tinha pouco mais de vinte mil habitantes, em sua grande maioria professores universitários e pesquisadores.

Situava-se numa região montanhosa nas cercanias do maior centro industrial do País. A vida em ERREÓ, como era carinhosamente chamada, praticamente resumia-se em estudos científicos e outras atividades culturais.

Graças a vultosos  investimentos oriundos de parcerias internacionais e  disponibilidade de tecnologia de ponta Rosário do Oeste transformou-se no centro de excelência cultural de maior prestígio das Américas.

Ambientes de alta competitividade dotados das mais avançadas tecnologias, dos laboratórios mais bem equipados do planeta em áreas decisivas como a robótica e a biomedicina transformaram ERREÓ num centro de excelência.

A comunidade rosarense orgulhava-se de seus ícones representados pela Universidade Malba Tahan (homenagem ao matemático brasileiro Júlio César de Melo e Souza)  dedicada à inovação, a Galeria Nacional  de Artes  com mais de dois milhões de obras, a Orquestra Filarmônica Villa Lobos, a Biblioteca Monteiro Lobato com mais de oito milhões de títulos e a vedete representada pelo maior computador do Planeta o super Tico Tico II  com uma capacidade de processamento de 80 petaflops, capacidade de armazenamento de dois petabytes. Realiza 62 quatrilhões de cálculos por segundo quatro vezes mais potente que o Titan até então o mais rápido do mundo. O Tico Tico II consome anualmente 18 megawatts de energia o equivalente ao consumo anual de 18.000 casas. Foi desenvolvido por engenheiros do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge,no estado de Massachusetts, nos EE.UU.

Este colosso eletrônico é utilizado em pesquisas científicas que envolvem fenômenos atômicos ou em escalas maiores que galáxias que realizam cálculos envolvendo milhares de variáveis.

ERREÓ congregava o mais avançado centro de pesquisa do País e reunia uma equipe de especialistas renomados nos mais diversificados ramos da ciência. Os grupos de pesquisa se organizavam em experiência com células tronco, fibras óticas, semicondutores, biomedicina, transgenia, biologia molecular, esoterismo, telepatia, informática, conservação de energia e robótica.

Afinal em ERREÓ respira-se ciência.

 Neste ambiente considerado uma espécie de Vale do Silício tupiniquim  os professores Richmond Sanders e Arnon Wilferd desenvolviam um método revolucionário de ensino conhecido como o Lyceum Brainstorming.

Para ingressar nesse grupo de aprendizagem não se exigia formação acadêmica o pretendente simplesmente era avaliado por psicólogos e pedagogos que mensuravam o QI e uma análise de aptidão. Todas as manifestações do conhecimento eram avaliadas e mensuradas com critérios subjetivos estabelecidos pelos educadores. Os interessados deveriam demonstrar aptidões para pintura, música, mecânica, ciências exatas, filosofia ou qualquer outra manifestação indicativa de diligência cerebral.  Uma vez aprovado o jovem era admitido no grupo de futuros cientistas.

O Lyceum não estabelecia currículos nem grades pedagógicas. Os assuntos de interesse dos estudos não obedeciam a uma ordem cronológica nem temática. Tudo transcorria ao sabor do momento, do interesse coletivo do grupo. Assim tanto se podia pesquisar o envelhecimento precoce das células como o comportamento de nova forma de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário