segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BRAINSTORMING IV


IV

Os feitos experimentados pelo grupo até então reservados ao conhecimento da comunidade universitária de ERREÓ expandiram seus limites e de repente passou a ser o alvo principal dos noticiários do mundo inteiro.

Matéria de capa das principais publicações especializadas como Forbes, Fortune e Businessweek e manchete em importantes jornais do globo como The New York Times, Pravda, Europe Tribune, The Washington Post, El Pais, Le Monde, The Wall Street Journal, Journal of Parapsychology para citar os de maior circulação e prestígio.

Entre sua volumosa correspondência Sanders encontrou um convite da “Society for Psychical Research”, de Londres formulando um convite para uma palestra num seminário  promovido por esse organismo. O seminário deveria acontecer no mês seguinte, em Londres. O convite era extensivo a um acompanhante com todas as despesas subsidiadas e ainda o pagamento de um cachê em euros de soma considerável.

Compromissos pré agendados impediam a participação de Louise e Sanders ao evento razão pela qual o convite foi confirmado anunciando a ida de Itamar e Arnon Wilferd pessoas perfeitamente qualificadas para cumprir a tarefa solicitada.

Nessa noite Louise acordou sobressaltada. Teve uma visão apavorante de um desastre aéreo vitimando os dois parceiros no trajeto Rosário – São Paulo.

Chocados com a informação se pensou em cancelar a viagem a Londres. Foi então que Arnon assentiu que esse percurso poderia perfeitamente ser realizado por via terrestre ao que todos consentiram.

Como planejado os dois seguiram de ônibus até São Paulo para daí prosseguirem por via aérea.

Poucas horas a pós a partida uma edição extraordinária da TV ERREÓ noticiou um acidente envolvendo justo o ônibus que transportava os pesquisadores. Uma fatalidade que vitimou todos os passageiros. Sanders e Louise concluíram com pesar que a previsão de fatos futuros não lhe propiciava a faculdade para intervir nos resultados mudando os destinos da história.

O fato os deixou profundamente abalados e suspenderam as atividades por muito tempo até quando Sanders recebeu  uma solicitação da Fundação Mirassol , de ajuda a encontrar seqüestrados por redes de tráfico, na Argentina.

Na correspondência, Paloma Torres, neta de Carmen Delgado Torres, fazia um apelo patético para encontrar sua mãe Sara Mirassol  Delgado Torres, mais conhecida na Argentina como Sarita, que havia desaparecido há muitos anos. Paloma descrevia na correspondência os esforços de sua mãe para encontrar a filha. Acrescentava uma fartura de informações e que a Argentina tem uma herança amarga de 14 mil desaparecidos políticos durante a ditadura. Quando Sarita sumiu o tráfico de pessoas ainda não era  crime na Argentina. A prostituição era legalizada. Os esforços da mãe sensibilizaram personalidades como Condoleezza Rice ex-secretária de Estado e a presidente Cristina Kirchner.

O desaparecimento de Sarita foi assunto comentado  em todo mundo. Carmen nunca perdeu a esperança de que a filha estava viva e graças à sua persistência a Argentina transformou o tráfico de pessoas em crime federal. Havia desaparecido na manhã de 3 de abril de 2002, à época com apenas 18 anos incompletos, quando se dirigiu a uma maternidade para implante de um Dispositivo Intrauterino  (DIU) como método anticoncepcional para evitar novos filhos em virtude de sua pouca idade.  No trajeto, a meia quadra de casa, foi interceptada por um carro vermelho e nunca mais apareceu.

Narrou a epopéia de sua avó para encontrar a filha chegando ao cúmulo de passar por prostituta para acessar uma vasta rede de tráfico de pessoas, com vínculos com a polícia e a Justiça. Nessa busca insana sofreu inúmeras ameaças. Diz que a avó tem um sonho recorrente com Sarita. Nele, se vê caminhando por uma floresta de árvores imensas. Em certo ponto da floresta há um palácio. Carmen consegue ver Sarita por uma das janelas. Conclui a carta com um pedido patético de busca e uma pergunta: “Onde está minha mãe?”

Louise leu a carta com certo desdém.

- Sabe Prof. Sanders confesso que de certa forma me sinto punida com o ocorrido com nossos infortunados amigos. Algo me impele a abandonar estas experiências.

- Minha cara Louise, tudo na vida tem um preço. Sua dor e constrangimento são perfeitamente compreensíveis. Ao invés de retrair-se com o sinistro você deveria consolar-se por ser um ente capaz de socorrer angustiados com a ajuda de suas faculdades como é o caso dessa mãe que há tanto tempo luta incansavelmente pela volta da filha desaparecida e lhe implora com tanto ardor e esperança.

Não se culpe, não havia nada a fazer. – concluiu Sanders.

Louise rendeu-se aos argumentos de Sanders e consentiu investigar o caso de Paloma.
Louise e Sanders embarcaram dia seguinte para a Argentina num Learjet60XR cortesia de Larry “o Big Dime”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário