sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BRAINSTORMING II


II

Arnon e Sanders não sabiam bem ao certo para onde iam, mas tinham certeza que estavam indo para algum lugar.

Em que pese a informalidade e a liberalidade dos currículos no Lyceum Brainstorming foram criados e patenteados inúmeras descobertas e invenções que contribuíram para  o bem da humanidade.

 Nos últimos dez anos foram patenteadas centenas de invenções e descobertas como o desenvolvimento de uma técnica para criação de pele humana a partir de fibras vegetais hoje largamente utilizada nas cirurgias plásticas e nos queimados. Impressora 3D para produção doméstica de anticorpos desenvolvendo um sistema imunológico para prevenção de diversas doenças (já disponíveis anti-gripal e anti- alérgica, febre amarela, sarampo e hepatite C). Tele transporte de documentos autênticos, gravação retrospectiva de mensagens de áudio como, por exemplo, a reprodução do discurso de posse do Presidente dos EE.UU, efetuada  três meses após o evento, sensor ótico para deficientes visuais com reprodução das imagens dos objetos em cores e imagens tridimensionais de sonhos projetadas em hologramas captadas por sensores de isótopos radiativos hipersensíveis sucessor do 4G.

Os recursos para financiamento dos programas originam-se de diversas fontes parte do governo (em menor escala), e parte da iniciativa privada, sobretudo laboratórios e as grandes empresas de informática.

Na primavera de 2015 um pequeno grupo do pavilhão 36 reuniu-se  após o “brunch” para divagações descompromissadas e continuidade de um projeto sobre telepatia  em curso há dois anos.

A ampla sala de recreio ocupada pelo grupo era de uma informalidade singular.

Pouquíssimos móveis compunham a ambientação. Alguns equipamentos de ginástica, aparelhos eletrônicos (computadores e projetores de hologramas) e muitas almofadas espalhadas aleatoriamente pelo chão. Uma bandeja talhada com xilogravuras astecas continha diversas frutas tropicais. Duas grandes telas quebravam o espectro monocromático do ambiente onde predominava o branco das paredes e tetos. De um lado um painel com uma reprodução de Guernica de Pablo Picasso e do outro um enorme pôster com uma conhecida fotografia P&B de Albert Einstein com a língua de fora.

A certa altura da reunião David um israelita, participante do grupo comentou:

- Estamos há dois anos com este trabalho e com resultados bastante animadores. Em várias reuniões tivemos a oportunidade de constatar as faculdades mediúnicas de nossos companheiros Itamar e Louise Montrouge. Por que não acrescentamos às nossas pesquisas experiências que tirem proveito dessas faculdades.

Itamar Peixoto era um jovem brasileiro especialista em minuterias. Louise Montrouge uma museóloga francesa perita em datação, poliglota com domínio fluente do mandarim.

- Você poderia ser mais específico David? – interpelou o Prof. Sanders demonstrando de início comprovado interesse.

- Poderíamos, por exemplo, experimentar a previsão do futuro.

- Lí num artigo do jornalista e poeta paraibano Braulio Tavares que José Luís Borges perguntou-se certa vez por que motivo somos capazes de lembrar um fato ocorrido 50 anos atrás e não somos capazes de prever outro que acontecerá daqui a dois minutos, e que, teoricamente estaria muito mais próximo.

Dito isto entregou uma pequena folha de papel ao Prof. Sanders com uma notação algébrica.

Ao seu lado dois jovens iniciavam uma partida de xadrez.

David olhou fixamente para o Prof. Sanders e com um gesto com a cabeça chamou sua atenção para o jogo que se iniciava.

Após as primeiras jogadas David solicitou que o Prof. Sanders conferisse o jogo comparando-o com a notação algébrica registrada na papeleta.

Na papeleta o Prof. Sanders  constatou: e2 – e4 seguido de e7 – e5 . Era justamente a notação dos primeiros movimentos dos enxadristas. As brancas iniciavam movimentando o peão duas casas à frente do Rei e as pret as movimentando o peão do Rei duas casas a frente. O segundo movimento Cg1 – f3, as brancas movimentavam o cavalo do Rei e Cg3-f5 as negras respondiam movendo o cavalo da dama.

- Essas anotações foram feitas a meu pedido a Louise que me segredou que logo mais dois jovens iniciarão uma partida de xadrez na mesma sala que vamos nos reunir e que ela antevia quais seriam os primeiros movimentos.  – disse David.

- Pedi- lhe que anotasse as jogadas e ai está o resultado.

- David perdoe meu ceticismo. Você e os demais conhecem as regras. Temos que eliminar todas as hipóteses de fraude. Assim peço que observemos uma partida num embate internacional entre dois mestres armênios Kevork Abrahamyan e Gehvont Alichan que deve estar começando em poucos minutos e que Louise se concentre e faça suas previsões.

Feito o desafio ligou o micro projetor onde hologramas tridimensionais mostravam os preparativos para o início da partida.

Louise assumiu um ar austero, concentrou-se fixando os hologramas e em poucos segundos começou a anotar as combinações dos lances com uma rapidez incrível. A cada anotação seu semblante enrijecia-se pelo esforço mental e concentração. Registrou até o  10º movimento e parou reclamando um mal estar repentino. Entregou as anotações ao Prof. Sanders onde era possível identificar uma jogada clássica dos enxadristas denominada Defesa Philidord que faz com que as pretas fiquem com dificuldade para desenvolver suas peças.

BRANCAS
PRETAS
 
BRANCAS
PRETAS
 
BRANCAS
PRETAS
1-P4R
P4R
4
C3B
CD2D
7
D2R
P3B
2-C3BR
P3D
5
B4BD
B2R
8
P4TD
D2B
3-P4D
C3BR
6
0 - 0
0 – 0
9
B3C
P3TR

Ao final dos nove primeiros lances todos constataram a exatidão da premonição de Louise.

- Que achou disso Arnon? - quis saber Sanders.

- Não restou dúvidas, temos um bom começo. Vamos prosseguir  – assegurou Arnon.

- Tragam-me um plano de ação e começaremos de imediato. – recomenda Sanders.

- Louise, Você e Itamar são os mais habilitados a imaginar que tipo de experiência podemos programar para nossos exercícios, amanhã voltaremos a conversar. Concluiu David. Dispersaram-se e cada um tratou de preencher o tempo  nas salas de leitura ora navegando na rede mundial ou com o jogo eletrônico recém lançado St. Nicholas & Seven Dwarfs um game muito bem humorado em que Papai Noel e os Sete anões são travestidos de super heróis e vivem em permanente rixa com Ali Baba e os quarenta ladrões.

Final da tarde recolheram-se aos seus aposentos no chalé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário