sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Porto de Cabedelo

Meu primeiro emprego

 foi no Porto de Cabedelo nomeado em 1960 pelo Governador Pedro Moreno Gondim.



Ali exerci várias funções até meu desligamento após seis anos de serviço quando me graduei em Engenharia Civil.

Passados quarenta anos, num salto olímpico no tempo,reato minhas ligações com o Porto na qualidade de membro do CAP -Conselho de Autoridade Portuária, indicado pelo Governador Cássio Cunha Lima e designado pelo Ministro dos Transportes. (atualmente essa designação é feita pela Secretaria Especial de Portos).

O CAP é um órgão deliberativo, consultivo e normativo constituído por entidades diretamente envolvidas na atividade portuária.

De atuação funcional colegiada, é composto por membros representantes dos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal, operadores e trabalhadores portuários.

Permaneci nesse Conselho por quatro anos..

Como se vê minha intimidade com o Porto é bastante estreita.

Pois bem, desde os primórdios de minhas ligações com esse ancoradouro vem à baila um problema crônico que impede seu desenvolvimento.

A questão do calado que atualmente é de 9,14m, na maré alta.

Por batimetria constatou-se a existência de uma formação rochosa no canal de acesso cuja extração emperrou-se num ciclo vicioso.

A legislação ambiental não permite sua extração com utilização de explosivos.

A extração tem que ser executada com o auxílio de equipamentos especiais (dragas tipo clamshell) e esses equipamentos não têm acesso ao local devido a baixa profundidade que não permite a navegabilidade das balsas para seu transporte. Formou-se um ciclo vicioso.

Por suas condições oceanográficas o Porto de Cabedelo jamais poderá competir com outros congêneres como Suape, em Pernambuco e Pecém, no Ceará.

Os navios de carga (e passageiros) continuamente crescem sua capacidade de transporte exigindo maiores profundidades dos canais de acesso e de manobra dos ancoradouros.

Breve navios com capacidade de transporte inferiores a 100 mil toneladas de carga serão peças de museu.

Portanto o Porto de Cabedelo está fadado a caminhar para o futuro carregando sua própria vocação de ser um porto de cabotagem ou um porto pesqueiro.

Insistir em outra solução é perda de tempo e de dinheiro.

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