terça-feira, 8 de novembro de 2011

DO FUNDO DO BAU VII

COINCIDÊNCIA OU EXPERIÊNCIA DO ALÉM


O Sr. Adauto Toledo, amigo do meu pai, sendo Diretor do Departamento de Águas Rurais do Estado da Paraíba convidou-me para ser o Diretor Técnico daquele órgão. Ali estreitei amizade com uma profissional da engenharia da maior competência, o engenheiro Alkmar de Castro Coutinho a quem a gradeço pelos meus primeiros paços na profissão.

O Governo do Estado havia contratado a perfuração de diversos poços tubulares na região da Borborema com a Cia. T. Janer. Efetuei uma peregrinação, numa Rural Willys, em companhia do motorista Gonzaga para efetuar a fiscalização dos poços contratados objetivando o pagamento dos serviços. A viagem durou mais de uma semana visitando inóspitos e recônditos lugares, caminhando por trilhas e driblando as urtigas macambiras. Último dia procurando localizar o caminho de volta observei que estávamos num círculo vicioso trafegando a esmo. O sol havia se posto já era início da noite.

Notei que havíamos passado duas vezes pelo mesmo casarão de alvenaria sem reboco com as janelas e portas tamponadas com tijolos superpostos sem argamassa. No terreiro desse edifício, na segunda volta, encontramos duas senhoras idosas, de pele branca, cabelos brancos compridos soltos, e muito simpáticas, trajando vestidos cinza longos, uma delas cega. As duas se pareciam muito, como se fossem gêmeas. Paramos a Rural e as abordamos em busca de informações como chegar à rodovia para Campina Grande.

Muito solícitas nos orientaram como prosseguir.

Alguns minutos depois nos deparamos com uma pequena choupana numa bifurcação. A casa estava fechada. Batemos à porta e fomos atendidos por um senhor. Indagamos que direção tomar e na conversa narramos o encontro que tivemos com as velhinhas. O ruralista demonstrando certa surpresa nos relata:

Vocês passaram por uma casa grande assim, assim com as portas fechadas.

Após nossa confirmação concluiu:

- Aquelas senhoras são irmãs e morreram há mais de um ano não foi Maria?

Olhei pra Gonzaga que mais parecia uma múmia. Agradecemos a informação e fomos embora.

Até hoje não sei se foi uma mera coincidência ou coisas do além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário