quarta-feira, 5 de maio de 2010

Voto em branco & nulo

Depois de incursionar sobre as metamorfoses políticas da semana o papo na mesa transformou- se num fórum de debates sobre voto em branco e voto nulo.

Apesar da não participação de nenhum jurista todo mundo se considerava um “expert” em legislação eleitoral.

O voto em branco é isso, o voto nulo é aquilo. Havia conceito pra todo gosto e consumo.

O voto em branco é um ato de conformismo.



Já o voto NULO é um protesto válido.

Só estranhei esta história do voto TANTO FAZ, ou seja, o voto em branco ser somado ao candidato mais votado no último turno.

Retomo o que prescreve a Legislação (Lei 9504 de 30.09.1997):

Art. 2º - Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

Para votar em branco todo mundo sabe como fazer as campanhas eleitorais esclarecem como votar num candidato ou em branco.

Ninguém explica, entretanto como anular o voto. A própria urna eletrônica é programada para esconder e evitar a possibilidade a de anulação do voto.

Se você digita um número inexistente na urna, ela acusa número incorreto, corrija seu voto.

Uma estratégia para desencorajar o voto nulo e eleger determinados candidatos.

Concordo que o voto nulo seria uma paulada nas estruturas do sistema se alcançados mais de 50% dos votantes, ou seja, se os candidatos não conseguissem mais de 50% no último turno.

Votar nulo, portanto tem um significado, porém de possibilidades remotíssimas para fazer manifestar-se a indignação da sociedade por tanta injustiça.

Um comentário:

  1. Nos últimos acontecimentos em nossa política, decidi ter uma posição apolítica, pois não creio que algum dia tenhamos como representantes alguém digno de reresentar este povo tão digno e batalhador. Para tanto, decidi que nem quero mais saber quem está disputando o poder, meu voto será de protesto, votarei daqui para frente NULO, por entender que diferente do voto em branco é sim uma forma de se manifestar contra tudo o que está vigente. Pena não poder mais eleger um jumento ou qualquer outro tipo de bicho (rsrsrs)
    Outro dia me deram a sugestão de apenas não votar e justificar meu voto. Na minha opinião esta é uma forma de omissão, o que nao faz muito minha personalidade, por respeito a todos que desapareceram para dar aos brasileiros a oportunidade de votar e principalmente por ser mulher e saber o quanto foi difícil conquistar o direito ao voto. É muito triste que tenhamos ainda como herança do tempo de colônia o sentimento de extração, o povo escravo trabalha para manter a rica monarquia!

    ResponderExcluir