terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estrangeirismos

Não se consegue sair de casa sem ser atacado por uma tempestade de palavras estrangeiras que estão invadindo nosso idioma alastrando-se como uma epidemia.
Trata-se de um recurso lingüístico utilizado com freqüência por jornalistas e publicitários sem imaginação que poluem nossa comunicação.
Basta olhar em volta.
Aliás, não se dá uma volta pela cidade, se faz um city tour.
Os apelos publicitários estão nos out-doors: For sale, Rent a car, free, boton,happy end, recall.
As lojas não dão mais descontos de liquidação; é tantos por cento off.
Os anglicismos estão em todo lugar.
De manhã você vai a um fitness encontrar-se com seu personal trainner saindo cedo para evitar a hora do rush.
Depois num drive thru, toma seu coffe break um hot dog diet e no almoço vai a um self service ou fast food e pede um grill com ket chup acompanhado de um drink on the rocks que é muito fashion.
Deixa seu carro num car wash e no playground do flat assiste a um wokshop no seu home theater. Atualiza seus emails, faz um down load de algumas news que lhe interessam e em seguida vai à suíte master para um breve descanso .
Nosso único patrimônio vivo está na UTI, em fase terminal pronto para morrer e dar lugar a um novo idioma. Quem viver verá.

Um comentário: