sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um servo do Senhor.

“Feliz o homem que teme o Senhor, e põe o seu prazer em observar os seus mandamentos.” - Sl 111.1

Ao contrário de minha mulher, sou um freqüentador relapso da igreja. Aliás, minha religiosidade resume-se e exprime-se nas ações. Em minhas relações na comunidade e principalmente com o próximo procuro, na medida do possível, pensar e agir obedecendo aos preceitos cristãos de amor, fraternidade, solidariedade e, sobretudo respeito.

Mesmo não sendo um exemplo de cristandade, o que não inviabiliza minha condição de católico e temente a Deus, vou à igreja em momentos especiais e foi assim, numa dessas ocasiões, que conheci o Padre Antônio Kemps.

Com ele tive uns poucos encontros sociais. Uma vez numa feijoada para arrecadação de fundos e outra vez numa festinha de São João promovida pelos paroquianos.

Rápidas conversas, mas o suficiente para descortinar e conhecer um pouco da preciosidade escondida no cidadão Antonio Kemps.

Pouco a pouco fui sendo conquistado pela personalidade forte e irrequieta daquele pároco.

Um ser humano notável!

Recentemente li um boletim editado em comemoração aos 50 anos de sua vida sacerdotal.

Soube que nasceu na Bélgica, no dia 13 de agosto de 1934, e puseram-lhe o nome de Antoon Armand Kemps, filho de Clemant Kemps e Elisa Peeters, para nós o Padre Antônio.

Foi ordenado em 12 Julho de 1959 e trabalhou como padre durante doze anos na Bélgica.

Em 1971 resolveu vir para o Brasil e iniciou seu trabalho missionário no Nordeste Brasileiro, desembarcando no dia 16 de março, desse ano, em Recife.

Em 1971 trabalhou em Cabedelo juntamente com o saudoso Padre Alfredo Barbosa. Em 1973 mudou-se para Itabaiana onde permaneceu por 27 anos sendo lá agraciado com o título de cidadão Itabaianense como reconhecimento de sua operosidade e relevantes serviços prestados à comunidade.

Sua carreira eclesiástica tem seqüência sendo designado por D. José Maria Pires como Ecônomo na Cúria.

Foi Capelão da Maternidade Cândida Vargas e do Bom Pastor.

Em 2001 veio para o nosso bairro, o Bessa, que agora insistem em chamar de Jardim Oceania, como Administrador Paroquial. Em dezembro de 2005 foi designado Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, pelo Arcebispo D. Aldo Pagotto.

Na administração da paróquia adotou medidas para democratização das ações e instituiu novas pastorais. Sua imaginação criativa não parou ai. Preocupou-se também com outras atividades como a fundação do jornal “o Auxílio” um instrumento de comunicação e evangelização.

É aqui, em nossa paróquia, que o Padre Antonio revelou outras de suas inúmeras qualidades: o destemor e um invejável espírito empreendedor.

Com recursos reduzidos e muita coragem transformou a Capela que mais parecia um armazém numa Igreja. Modificou toda arquitetura externa do prédio e implantou um projeto belíssimo que deixa os fies orgulhosos de sua Igreja. Destaque para um vistoso obelisco no hall de entrada com a função de campanário onde um sino majestoso todo dia convida os fieis à oração.

Tenho certeza que Padre Antonio deve sentir-se um homem muito feliz e em paz consigo mesmo por ter identificado sua missão na terra e cumpri-la com muito amor e competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário