sábado, 19 de dezembro de 2009

Sinuca de bico.

A decisão do Senador Cícero Lucena de lançar-se candidato ao Governo do Estado é perfeitamente legítima, porém com poucas chances de êxito. Sobra-lhe o mérito e escasseiam os apoios. Não é preciso ser cientista político para acolher esta dedução.

Acumulo uma longa experiência de vida, mas não o suficiente para entender as engrenagens e os mistérios da engenharia política.

O Senador desfruta uma situação confortável, pois mesmo não conseguindo eleger-se tem garantido mais quatro anos de senatoria. É um comodismo que não alcança seus aliados políticos principalmente os deputados estaduais que se sentem como personagens de um naufrágio político causado pela corrida desenfreada das oposições em direção ao candidato Ricardo Coutinho.

A lógica de Cícero é perfeitamente palatável.

Que alternativas poderia optar?

Aliar-se a Ricardo Coutinho equivale a agachar-se e render-se ao seu arquiinimigo, afinal, o Mago foi e é seu mais virulento crítico.

Apoiar Maranhão além da dificuldade doméstica é uma hipótese que se choca frontalmente com os objetivos maiores do PSDB nacional.

As duas hipóteses são inconcebíveis.

Nesse cenário o mais surpreendente é o afastamento de seu aliado o ex-Governador Cássio. A lógica de Cássio é cartesiana e um tanto quanto egoísta.

Cássio tem assegurada sua eleição para o senado segundo a opinião dos analistas políticos. Entretanto não acreditando nas possibilidades de êxito de Cícero vislumbra a candidatura de Ricardo como a única possível de derrotar seu principal adversário político José Maranhão e por isso acena um alinhamento com o atual Prefeito da Capital negando apoio ao seu amigo “in pectoris” e correligionário histórico Cícero Lucena.

Cícero tem reafirmado inúmeras vezes que é candidato custe o que custar (CQC).

Fez sua bandeira a palavra de ordem da resistência espanhola ditada pela deputada Dolores Ibárruri, La Passionária: “Mais vale morrer de pé do que viver de joelhos”.

È uma sinuca de bico, entretanto considerando a volatilidade e a dinâmica da política não me arrisco em nenhum prognóstico, pois como já se disse em política até boi pode voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário