sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cheque nominal.

João Pessoa tinha um calendário festivo profano e religioso muito rico.

A Festa das Neves, a Festa da Cebola, a Festa de São Gonçalo, enfim um calendário formidável de eventos populares que movimentavam a vida social da cidade.

Uma dessas festas, acontecia no Roger, em homenagem a Santa Terezinha, ali perto da gameleira. Festa típica de rua. As barracas de cachorro quente, jogos, o pavilhão central, leilões, a difusora com mensagens de amor,... “atenção, atenção alguém trajando uma calça azul, outro alguém que não te esquece oferece esta página musical como prova do seu amor”. Eram fórmulas barrocas de cantadas eletrônicas. Início de grandes idílios e grandes amores.

Lá fomos nós, eu, Beba, e alguns companheiros da Escola de Engenharia, Hélio Vicente (Pescocinho), Pedro Gomes de Lyra (Pato Louro), Edmundo Sebadelli, entre outros. Sentamos numa mesa muito mal colocada, a única disponível, lá no fim do pavilhão. Um sufoco chegar um garçom. Quando pedimos a conta foi uma eternidade de espera.

- Vamos embora, assim eles aprendem a nos dar um pouco de atenção.

Saímos sem pagar. De repente uma mensagem na difusora. Era o pároco. Um desses missionários estrangeiros, acho que alemão.

- Querro lembrarr a esses garrotos que acabam de sair que esquecerram de pagar o conta. Venham pagar que esse dinhero é do santa. Repito é parra o santa.

- Temos que voltar. Já pensou se acontece alguma coisa conosco, um castigo dos céus. Era o pensamento comum do grupo. Tomei uma decisão:

- Podem deixar vou cuidar do assunto.

Voltei e paguei a conta com cheque, já que eu era um dos poucos do grupo que tinha talão de cheques. Mas preenchi nominal à Santa Terezinha. Imaginem a confusão.

4 comentários:

  1. Velhos tempos das festas tradicionais com os pavilhões e as paqueras, mas agora só resta o nosso bloco "Fruta Pão" no folia de rua em homenagem ao querido Brasil Montenegro, que por sinal hoje completam 4 anos de sua morte.
    Um abraço,

    Leo Brasil

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Leo. Sem querer ser saudosista nos velhos tempos havia mais poesia.Sim, este ano não perderei, por hipótese nenhuma, participação no "Fruta Pão" de nosso querido e saudoso Brasil.

    ResponderExcluir
  3. meu jovem amigo, voce bem imagina como tenho me divertido com sua maravilhosa criatividade.maria julia.

    ResponderExcluir
  4. Juju, e você não callcula minha satisfação saber que estou contando com sua atenção.

    ResponderExcluir