domingo, 17 de janeiro de 2010

Esquerda & direita.

As expressões ”esquerda” e “direita” para designar o comportamento político das pessoas remontam ao século XVIII.


No final desse século, a França dividia-se em três grupos chamados “Estados Gerais”.

O primeiro era o CLERO, o segundo a NOBREZA e o terceiro o resto. Entendia-se aí incluídos os empresários, banqueiros, comerciantes, médicos, advogados, artesãos e o proletariado urbano e rural. Este grupo representava 95% da população.

A Nobreza e a Realeza não pagavam impostos.

O terceiro estado além de suprir o erário com os impostos era impedido de assumir qualquer cargo público reservados exclusivamente para o a Nobreza e o Clero.

A burguesia mesmo com todo poder econômico era igualada ao povo.

A miséria do povo contrastando com o luxo ostentado pela nobreza concorreu para um descontentamento generalizado e culminou com a revolução.

No dia 14 de Julho de 1789 ocorreu a queda da Bastilha, uma prisão que simbolizava o absolutismo.

Foi instituída a Assembléia Nacional Constituinte que em setembro de 1791 promulgou a Constituição Francesa e elegeu a Assembléia Legislativa.

Nesse Parlamento existiam os JACOBINOS, representantes da pequena e média burguesia e o proletariado, e os GIRONDINOS, representantes da alta burguesia.

Os JACOBINOS sentavam-se à esquerda e os girondinos à direita.

Ambos voltavam-se contra o absolutismo dos reis. Os GIRONDINOS defendiam posições moderadas e os JACOBINOS eram radicais em defesa de seus interesses.

Os termos “esquerda” e “direita” perpetuaram-se definindo as posições adotadas politicamente pelas pessoas diante de qualquer situação, quer sejam moderadas ou de posições radicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário