segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

João Pessoa.

Vez por outra surgem manifestações isoladas, provocadas por sentimentos pueris, invocando a mudança do nome da Capital do Estado.


Já me detive nesse comentário em outras oportunidades.

Remexendo meus arquivos encontro um depoimento da Professora e Historiadora Carmem Coelho de Miranda Freire inserido numa revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano presente do meu amigo e Historiador José Octávio.

Nele a professora faz um relato sintético do Governo João Pessoa que durou, apenas, um ano e nove meses.

Transcrevo informações desse período governamental colhidas na descrição da brilhante Historiadora.

De início evoca a situação caótica que João Pessoa encontrou o Estado ao assumir seu Governo. Um Estado falido financeiramente situação agravada pelo fenômeno da seca.

O tesouro estadual só dispunha de quatrocentos e trinta e dois mil réis.

O Estado devia aos fornecedores cerca de hum mil e oitocentos contos de réis e de obrigações legais atrasadas, quatrocentos contos de réis.

Ao assumir, por medida de economia, demitiu vários funcionários e os readmitiu logo que o Estado equilibrou suas finanças conforme havia prometido.

Quitou todas as dívidas. Criou um sistema de arrecadação tributária proporcionando autonomia e independência ao comércio em relação a outros Estados, principalmente Pernambuco.

Em pouco tempo depositou vultosa importância de mil e quinhentos contos de réis, no Banco do Brasil. A Paraíba passou a ser conhecida como “a Bélgica Brasileira”.

Fundou o Banco do Estado da Paraíba, criou o Banco Hipotecário, organizou o serviço de classificação do algodão.

Realizou várias obras como as pontes de Gurinhém, Batalha, Mulungu e as estradas de Oratório, Pilar e Itabaiana. Abriu a Avenida Epitácio Pessoa em direção ao mar, bem como a estrada para Gramame; remodelou o Jardim Público (atual Praça João Pessoa); reconstruiu a Praça Venâncio Neiva; construiu, com três andares, o Palácio da Secretaria (atual prédio do Comando Geral da Polícia Militar); remodelou o Lyceu Paraibano; Reconstituiu o Quartel da Polícia Militar e viu o início da reforma da Praça Pedro Américo, que foi terminada após sua morte; alargou a Estrada do Carro, atual Barão do Triunfo; iniciou a construção do Paraíba Palace Hotel e o Pavilhão do Chá; iniciou a construção do Hospital de Isolamento, com dois pavimentos e instalou o Centro Educativo de Pindobal, para menores delinqüentes.

Construiu mais de trezentos quilômetros de estrada de rodagem, cinco poços de abastecimento d’água e deu início as obras do Porto de Cabedelo.

Tudo isso em apenas um ano e nove meses de governo.

Somando-se a ação administrativa à componente política cuja ação projetou o Estado no cenário político nacional infere-se que a denominação do nome de João Pessoa para nossa capital não se deu gratuitamente.

No dia 04 de setembro de 1930, os deputados, Argemiro de Figueiredo, Generino Maciel , João José Maroja e João Maurício de Medeiros interpretando o sentimento popular aprovaram a Lei nº 700 denominando a Capital com o nome de João Pessoa .

Foi um gesto de reconhecimento, num contexto histórico excepcional, embasado em legítimas razões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário