sexta-feira, 19 de março de 2010

Arrumando a casa.

Toda cidade passa por um processo permanente de mutação.

O aumento populacional demanda a ampliação dos sistemas de transporte, de moradia e de abastecimento.

Quando a cidade é planejada seu crescimento acontece sem maiores complicações.

Entretanto na grande maioria dos casos a ausência de um planejamento provoca sérias dificuldades para a administração da cidade tornando complexas e onerosas as soluções de seus problemas urbanísticos.

Veja por exemplo o caso de João Pessoa.

O sistema de habitação apresenta um déficit de proporção considerável. Estima-se uma necessidade superior 30.000 moradias.

O sistema de transporte está saturado e já se percebe, a cada dia, nas horas de pico, nos principais corredores, engarrafamentos entediantes e crescentes.

Mensalmente ingressam novos veículos e em detrimento do crescimento progressivo da frota o sistema viário permanece estagnado.

As últimas vezes que a malha viária da cidade experimentou alguma melhoria significativa foi na administração dos Prefeitos Hermano Augusto de Almeida (1975 – 1979) com implantação da Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) e duplicação da Av. Cruz das Armas e Oswaldo Trigueiro do Vale (1983 – 1986) implantando a Av. Tancredo Neves e os corredores Pedro II e 2 de Fevereiro.

Tanto a questão da habitação quanto o sistema viário implica soluções factíveis porém requerendo investimentos vultosos sobradamente superiores à capacidade dos cofres públicos municipais.

Portanto tudo se resume na vertente financeira.

Recursos há.

O que inexiste é vontade política e comprometimento de nossos representantes para drená-los para nosso Estado.

É imperativo que nossos parlamentares amadureçam politicamente e se conscientizem do seu papel rechaçando as futricas cartoriais e adotando uma postura republicana na defesa dos interesses de nosso Estado.

Um comentário:

  1. Olá tio Maurício,

    vim retribuir sua visita, já tinha andado por aqui antes, lendo seus escritos (muito bem escritos) por isso sinto-me honrada por suas palavras, já que o senhor escreve com maestria. Muito bom seu blog,uma leitura diversificada, com pontos de vista inteligentes e bem colocados. Não se penitencie por nada, aprendi que não existe barreiras de tempo e espaço para os afetos enlaçados pelo amor. Sei que seu carinho é sincero e verdadeiro, sempre, como o meu também é. Obrigada mais uma vez, um beijo enorme para todos, saudades de todos...Um beijo grande em Mauricinho, o mais novo papai, notícia que me deixou muito feliz. Vocês têm um lugar especial guardado aqui comigo. Sempre. beijão!

    Carol

    ResponderExcluir