sexta-feira, 12 de março de 2010

MINHA MÂE.

LIQUINHA

Minha mãe chamava-se Maria do Carmo, Liquinha, na intimidade.

Nasceu em Pilar no dia 16 de Julho de 1911.

Filha do pequeno comerciante Francisco do Rêgo Monteiro e Olívia Pereira Monteiro.

Tinha sete irmãos, todos radicados em São Paulo. José Monteiro, Otavio, Oscar, Dapaz, Maria Elisabeth (Deta), Orlando e Onildo.

Era um templo de simpatia. Exercia uma liderança carismática. Tanto em Bananeiras onde moramos, como em João Pessoa, era nela que gravitava o centro das atenções. Não havia quem resistisse ao seu sorriso franco.

Conselheira e amiga, nunca elevou a voz, nunca se alterou, parecia acomodar-se às situações, mas tinha seus pontos de vista e sempre conseguia o que queria sem criar atritos. Na política seria uma eminência parda. Trabalhava nos bastidores.

Extremamente bem humorada, um talento inusitado para as artes não chegando a projetar essas habilidades talvez pela influência machista do meu pai. Tocava violão e cantava com um a voz suave. Cozinhava divinamente, fazia bolos com arranjos ornamentais maravilhosos, costurava, bordava, podia-se dizer era uma artista.

Receptáculo de nossas lamúrias e nosso porto seguro. Quando de nossos erros nos estendia a mão e oferecia o ombro sem menosprezar, nem por em cheque, a autoridade do nosso pai.

Cedo nos deixou. No dia 14 de Maio de 1968, aos 57 anos faleceu após uma cirurgia de vesícula.

3 comentários:

  1. Olá !
    Leio sempre seu blog através das indicações dos meninos daqui de casa , apesar de ser sua seguidora esqueço .......kkkkkkkkk
    Mas sempre que leio , fico com muita alegria de saber que faço parte da sua vida como amiga e como cunhada .....aliás muito mais do que isso .....
    Vc pra mimn é exemplo da figura de uma pai bondoso ....conselheiro ......e presente em todas as situações difíceis da vida .
    Bjs !
    Rosana Jacinto

    ResponderExcluir
  2. Maria Julia Ferrer.juju.ferrer@yahoo.com.br14 de março de 2010 às 20:31

    Como fiquei feliz com os elogios a nossa querida Liquinha, era realmente uma mulher e mãe maravilhosa. Maria Julia.

    ResponderExcluir
  3. Maria Julia Ferrer.juju.ferrer@yahoo.com.br15 de março de 2010 às 08:21

    Mauricio,fiquei feliz e emocionada pelos elogios feitos a nossa querida Liquinha. Todos os elogios do mundo são poucos para uma mãe e mulher maravilhosa como ela foi . Um grande abraço. Maria Julia.

    ResponderExcluir