sexta-feira, 9 de abril de 2010

Infraestrutura.

A infraestrutura é uma área de atuação do Estado ou Município responsável pela administração manutenção e contrôle dos sistemas viário, de navegação aérea, pluvial e marítima, de esgotamento sanitário, de suprimento de água energia e moradia. Em alguns casos compreende também as ações da defesa civil.


A natureza das demandas produzidas nesse universo envolve matéria específica na área de ciências exatas.

A lógica desse complexo nos remete a um raciocíncio de que um profissional com formação acadêmica nessa área ficará muito mais confortável para discutir, analisar e gerenciar os problemas, soluções e as ações que devam ser implantadas na expansão e melhoria dos diversos sistemas.

Historicamente, no Estado da Paraíba, e em outras unidades da Federação, o titular da Pasta de infraestrutura, que ja se chamou Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes, sempre foi escolhido entre Engenheiros ou outros profissionais com formação técnica.

Com o passar dos tempos esta escolha deixou de ser técnica para ser política.

Existe uma teoria de um cientista russo que diz que uma das maneiras de resolver um problema é justamente fazer o contrário do que parece lógico.

Os Governadores ultimamente têm acatado e seguido ao pé da letra esta teoria.

Assim é que se anuncia que o próximo Secretário de Estado da Infraestrutura deverá ser um médico, irmão do Deputado Marcondes Gadelha.

Nada, absolutamente nada contra os médicos. Mas não seria mais adequado um Engenheiro, um Administrador de Empresas, um Economista para exercer esta função?

Os Governadores manipulam os cargos como massa de manobra política para acomodar seus interesses eleitoreiros renegando, a segundo plano, a eficiência dos sistemas.

Os Conselhos Regionais, os Sindicatos de Classe, as Associações Profissionais que deveriam pugnar pela hegemonia de suas categorias ficam mudos, inertes, vendo a banda passar sem emitir qualquer sinal de descontentamento.

Pelo andar da carruagem não duvidem se amanhã tivermos um Chef de Cuisine comandando a política de desenvolvimento do Estado.

Quem viver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário