domingo, 18 de abril de 2010

Mercado de ouro.

Minha sobrinha Marina, que por sinal escreve como gente grande, freqüentemente comenta as matérias postadas neste blog.


Numa dessas vezes aludiu sobre a diversidade dos assuntos aqui tratados acrescentando ser esta uma prática salutar.

Fiel a esta observação, hoje faço algumas incursões despretensiosas sobre o mercado de ouro.

Provavelmente o ouro é o primeiro metal puro que o homem descobriu e se encontra em toda crosta terrestre e nos oceanos, numa baixíssima concentração. Cinco gramas em 1.000 toneladas.

Um trilhão de litros de água do mar contem 120 kg de ouro. A exploração torna-se economicamente inviável pelos métodos conhecidos atualmente.

Tal como o mercado de dólar e de ações o de ouro está sujeito à lei da oferta e da procura constituindo-se assim num mercado de risco.

Nos momento de incerteza econômica, financeira ou política é o investimento preferido dos investidores.

Os principais centros internacionais de comércio de ouro situam-se em Londres e Zurique, sendo a Bolsa de nova York (COMEX) o grande centro de negócios. No Brasil o maior volume de negócios é a Bolsa de Mercadoria de Futuros de São Paulo, a única do mundo que comercializa ouro no mercado físico e a cotação é feita em Reais por grama de ouro em pó.

As cotações no exterior são feitas em relação à onça troy que equivale a 31,104 gramas.

Quem compra ouro fica de posse de um ativo real.

As negociações do ouro são realizadas tanto o ouro físico como sob custódia (por telefone) sendo esta última modalidade a mais utilizada por questões de segurança e menor custo. O ouro é depositado sob custódia em um banco devidamente credenciado e o investidor mediante o pagamento de uma taxa recebe um certificado de custódia.

Já a negociação física em que pese o metal estar disponível no ato da compra ou da venda apresenta desvantagens como a perda de liquidez, a questão da segurança e o custo adicional para refundir o ouro para certificar o grau de pureza.

Nas bolsas os volumes são negociados entre contas de custódia sem que o metal passe pelas mãos de quem compra ou quem vende. Trocam-se certificados de propriedade. A negociação é feita em unidades de 0,225 g, 10g, 250g e 1000g de ouro com grau de pureza 99,9%.

Vejamos alguns conceitos utilizados no mercado de ouro.

A onça (abrevia-se oz de onza, em italiano) assume dois valores dependendo do sistema em que é utilizada.

No sistema avoir dupois (termo francês aveir de peis literalmente “bens de peso”), utilizado para pesar objetos equivale a 28,349g;

No sistema troy utilizado para pesar metais preciosos, gemas e medicamentos equivale a 31, 103g.

As cotações nos mercados internacionais são dadas em dólar por onça troy.

Troy é um sistema de peso derivado do sistema avoir dupois, referindo aos bens vendidos por peso e não por peça ou unidade.

No sistema Avoir dupois (também inglês), todas as unidades são múltiplas ou frações da libra, que é definido como 453,50 gramas e é dividida em 16 onças, sendo cada onça = 28 gramas.

Troy provavelmente derivado da cidade deTroyes, na região francesa de Champagne, onde se realizavam feiras. A libra tem 373,24 gramas dividida em 12 onças, daí o nome onça troy.

O quilate é uma unidade com dois conceitos um de peso para pedras preciosas (1 quilate = 0.20g) e outro de quantidade. Uma barra de ouro puro = 24 quilates. Uma jóia ou barra de ouro de 14 quilates tem 14 partes de ouro e o restante de outros metais (cobre, paládio, prata, etc.), portanto, o ouro 14 quilates tem 14/24 partes de ouro ou, fazendo as contas, 58,33% de ouro.

Ouro de aluvião é o ouro contido em cascalhos, areia e argila nas margens dos rios.

Mercado Spot nas bolsas de valores e de mercadorias é o ouro que pode ser entregue geralmente 24 horas depois de comprado, ao preço do dia.

Devo mencionar que os conceitos aqui incluídos foram “garimpados” em revistas especializadas e no livro Mercado Financeiro de Eduardo Fortuna.

Bons investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário