domingo, 25 de abril de 2010

Numerologia.

Não sou conhecedor nem adepto da numerologia meu pai sim, era um seguidor e estudioso da influência dos números no acontecimento das coisas no universo.


Ele nos contava que os números não são frios, estáticos ou neutros e sua finalidade é bem mais ampla do que um simples cálculo matemático. Estão interligados aos sistemas e sua disposição no todo pode alterar o comportamento das coisas e dos fatos.

Nunca o questionei nem duvidei sobre esta matéria. Preferia o comodismo de Cervantes:
Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.

Os números originaram-se já no primeiro dia da criação, pois nesse dia Deus separou a luz das Trevas, surgindo assim duas coisas no mundo. Com este ato criou-se o primeiro número, o número dois.

Passaram-se muito e muitos para que os números fossem descobertos. Durante séculos a humanidade só sabia contar até. Os botocudos, por exemplo, designavam o número 1 pela palavra pugik - dedo, o número 2 era krã – põ - dedo duplo, e tudo que excedesse este número tinha o nome de urubu – muito.

Os adeptos de Pitágoras elevaram o número à categoria de divindade e castigavam com a morte quem traísse seus segredos.

Alguns números são estigmatizados e sobre eles pairam uma áurea de mistérios. É o caso, por exemplo, do número sete.

Deus criou o mundo e n o sétimo dia descansou.

Sete são os sábios da Grécia Antiga (Sólon, Pítaco, Quílon, Tales de Mileto, Cleóbulo, Bias e Períandro).

Sete são os dias da semana referidos aos sete planetas do sistema solar.

Domingo - dia do Sol, Segunda - dia da Lua, Terça - dia de Marte, Quarta - dia de Mercúrio, Quinta - dia de Júpiter, Sexta - dia de Vênus e Sábado - dia de Saturno.

Sete as cores do Arco-Íris (Iris na mitologia grega era a mensageira da deusa Juno. Descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, daí originando-se arco-íris).

Sete são os anões: Dunga, Zangado, Atchin, Soneca, Mestre, Dengoso e Feliz.

Sete são as maravilhas do Mundo Antigo: as Pirâmides do Egito, as Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Helicarnasso, a Estátua de Zeus, o Templo de Artemisa (ou Diana), o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria.

Sete os pecados capitais: Gula, Avareza, Soberba, Luxúria, Preguiça, Ira e Inveja.

Sete são as virtudes para combater os pecados capitais dispostos entre parêntesis: a Temperança (gula), Generosidade (avareza), Humildade (soberba), Castidade (luxúria) Disciplina (preguiça), Paciência (ira) e Caridade (inveja).

Sete são as Notas Musicais: uma homenagem a São João Batista com o hino:

Ut queant laxis (dó) Para que possam

Re sonare fibris ressoar as

Mira gestorum maravilhas de teus feitos

Famulli tuorum com largos cantos

Sol vê polluit apaga os erros

Labii reatum dos lábios manchados

Santi Ioannis. Ó São João

Não pretendo estabelecer nenhuma teoria nem inferir conceitos exotéricos, mas há que se concordar que no mínimo é um fato curioso esses pequenos conjuntos se formarem com o número sete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário