sábado, 3 de abril de 2010

O aposentado.

A aposentadoria é um estágio na vida de qualquer cidadão que requer um condicionamento mental e social, que a grande maioria das pessoas não possui.


È uma etapa de crucial importância na vida dos indivíduos, pois não só coincide, para muitos, com a presença do envelhecimento como , é também um marco de mudança na dinâmica da família, o que implica novos hábitos não só daquele que está se aposentando.

Supostamente é mais fácil para as mulheres seguir em frente, pois normalmente, aprendeu a diversificar seus papéis. Contrariamente, para o homem a redefinição do tempo é mais complicada.

Falar em aposentadoria implica um novo contexto de vida.

As pessoas passam a não se considerarem mais necessárias aos outros. Isto pode resultar no sentimento de inutilidade e de frustração em relação à necessidade de estima pessoal.

É realmente uma etapa que exige preparação.

Este período pode ser caracterizado como grande fase da possibilidade do lazer, da realização pessoal e do investimento em si próprio, mas a maneira como cada um irá lidar com os novos acontecimentos vai depender, entre outros aspectos, do seu autoconceito e de sua auto-estima que estão ligados principalmente às suas interações familiares passada e presente.

A solidão é o vilão da história e uma grande ameaça para o aposentado. É preciso que este seja acolhido e valorizado. Para tanto, é importante que se dê valor ao significado de sua presença, pela experiência de vida acumulada, pela família que criou e pelas atividades que poderá vir a desempenhar.

É na família que o aposentado encontrará os recursos para enfrentar o confronto dos sonhos, das perdas e da realidade de forma mais e afetiva e criativa.

Outra preocupação é como passar o tempo.

Manter um blog como este, um joguinho de cartas, jogos de tabuleiro (gamão, dama), são atividades ludo recreativas típicas do aposentado.

Já se disse que o tempo é um escultor de ruínas.

Honestamente falando o bom mesmo era que o tempo não passasse e prevalecesse o pensamento do grande Carlitos (Chaplin):

Que a gente nascesse velho, com o passar do tempo iríamos remoçando, remoçando, como no filme “O misterioso caso de Benjamim Botton” e no final tudo terminasse num grande orgasmo.

Um comentário:

  1. bem faz meu tio que passa a tarde jogando Zuma no computador! ahahaha... Por que não citou Charles Chaplin como o autor do texto que o senhor mencionou no último parágrafo? rsrsrs

    ResponderExcluir