sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Arte de enganar.

A arte de enganar
Sempre as mensagens do meu amigo Dudu (Dr. Eduardo Rangel) são de interesses indiscutíveis. A leitura de seus e-mails já se tornou um hábito prazeroso e diariamente fico na expectativa do próximo arquivo.
Esta semana, por exemplo, enviou-me uma informação de grande utilidade pública que passo a divulgar pela sua importância em defesa dos direitos do cidadão.
Era sobre como comprar um pneu. Uma operação aparentemente simples mas que envolve alguns mistérios da arte de enganar.
Você sabia, por exemplo, que pneu tem prazo de validade?
Vem codificado com um número de 4 dígitos. Exemplo 1307. Significa dizer que este pneu perdeu a validade após 13 meses de 2007, ou seja, em Janeiro de 2008.
Mais importante você já deve ter reparado nos supermercados alguns pneus com listras coloridas, vermelho, verde, amarela, etc.
Significa defeitos de fabricação. Foram autorizados a comercialização no Brasil desde que colocassem estas listras para alertar o consumidor.
Como o consumidor desconhece esta norma compra gato por lebre. Ademais, com o defeito, o Governo arrecada mais impostos pois o defeito gera acidentes o que aumenta as despesas do governo nos gastos com a saúde, entretanto este dinheiro é embolsado porque todos conhecem a realidade dos hospitais brasileiros.
Esta semana, por curiosidade, perguntei num dos hipermercados da cidade qual o significado das listras. A resposta foi imediata: É para provar que é novo.
Não sei se foi ignorância ou má fé.
Fico perplexo porque uma informação dessas permanece na clausura.
Nós podemos divulgar e sinalizar um alerta para os organismos de defesa do consumidor.

Um comentário:

  1. Oi Maurício,

    Gostei do seu blog, e o pior, fiz um para mim também...rsrsrsrs, só que ainda está em fase de construção...

    Manda notícias...

    ResponderExcluir