quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como tratar uma catarata.

COMO TRATAR UMA CATARATA
Você pode até pensar que é complicado, mas não existe coisa mais fácil que tratar uma catarata. Não me refiro à queda d’água, mas da perda de transparência do cristalino.
A primeira coisa a fazer é consultar um oculista. Você vai ao consultório do seu oculista, apresenta sua carteirinha do plano de saúde e aguarda até chegar sua vez de ser atendido.
Se você começar com sorte provavelmente não demorará mais que duas horas.
Você fará um cadastro registrando seus dados pessoais, peso, altura se tem casos de diabetes ou coronarianos na família, pressão, entre outros.
Em seguida você irá se submeter a um exame dos olhos para verificar pressão e outras informações pertinentes. Para isto terá que dilatar a pupila o que ocorrerá depois que for colocado um colírio três vezes em cada olho. No início desse exame não estranhe, pois apesar de você ter fornecido suas informações pessoais o atendente irá lhe perguntar sua idade. É como se não existisse computador e Internet e um estivesse no Afeganistão e você em Taperoá. Decorridos alguns minutos você será atendido pelo oftalmologista. Agora um aparelho mais sofisticado irá fazer uma varredura em seu globo ocular. O médico depois desta pesquisa lhe confirmará o que você já sabia. Você está com problema e precisa ser submetido a uma Facectomia, ou seja, operado de catarata. Aqui começa uma pequena via crucis que você com um pouco de paciência e determinação logo concluirá.
1. O oftalmologista lhe entregará um formulário para você conseguir autorização do seu plano de saúde e lhe exigirá uma avaliação do risco cirúrgico. (Atenção não se estresse, pois mesmo você tendo que operar os dois olhos a requisição que você conduz é apenas para um olho, o outro olho é outra história).
2. Você deve então dirigir-se ao seu cardiologista para a avaliação do risco cirúrgico. Ligue para o consultório do seu cardiologista. Se você continuar com a sorte anterior poderá ser atendido na mesma semana num horário que será estabelecido de mentirinha, pois na realidade o atendimento é feito por ordem de chegada. Já no consultório dependendo do dia e da hora você será atendido após umas duas ou três horas de espera. Após os cumprimentos de praxe seu médico preencherá uma requisição de alguns exames (Ecocardiograma, Teste Ergométrico Hemograma, Coagulograma Glicose), que serão subsídios para a avaliação cardiológica pretendida.
3. Dirija-se então à administração do seu plano de saúde para conseguir a autorização dos exames prescritos. Apresente sua carteirinha e aguarde sua vez. Dependendo da complexidade dos exames solicitados alguns são autorizados por uma atendente outros você deve aguardar outra fila para ser atendido por um médico.
4. Com as autorizações você se dirige a uma clínica para marcar os exames referenciados ao coração. Caso você continue nessa onda de sorte poderá encontrar vaga na próxima semana.
5. Observando um jejum de pelo menos 12 horas dirija-se em seguida a um laboratório para os exames de sangue.
6. De posse dos resultados retorne ao seu cardiologista que em função dos dados apresentados emitirá um atestado de risco cirúrgico.
7. Leve todos os papeis, exames, atestados, etc., ao oftalmologista. Chegue cedo à clínica para ser um dos primeiros a ser atendido. O médico marcará o dia e hora da cirurgia e lhe passará instruções e necessárias e lhe orientará para procurar um anestesista para uma Avaliação pré-anestésica.
8. Dirija-se ao anestesista e consiga a avaliação solicitada. Pronto você está apto para ser cirurgiado, de um olho. O próximo é outra história a ser contada. Viu como é fácil.

2 comentários: