quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Relocalização do Aeroclube

A localização do aeroclube da Paraíba tem sido, ao longo dos anos, um problema mal resolvido.
Na década de 40 implantou-se em Tambauzinho, hoje Expedicionários, onde está o Espaço Cultural, na época endereço do 8º Regimento de Artilharia Motorizada (Oitavo RAM).
Com o passar do tempo, lá pelos anos 50, a expansão urbana forçou sua mudança para o litoral norte, precisamente no bairro do Bessa.
Novamente o adensamento verificado nessa região está a exigir um novo posicionamento, pois as condições locais ameaçam tanto a segurança do vôo como das habitações lindeiras.
Apesar de uma convivência aparentemente pacífica é notória a preocu~pação dos moradores do bairro diante da possibilidade de acidentes que possam vir a ocorrer, causados pelas aeronaves. Por outro lado, além da questão da segurança, ressentem-se da ausência de melhorias urbanas que não acontecem impedidas pela presença daquele equipamento.
A insatisfação nã se limita apenas aos que habitam a vizinhança, os usuários também reclamam de algunspontos negativos da estrutura atual como é o caso, por exemplo, de um local adequado para dobragem de pára-quedas, posicionamento impróprio do posto de abasttecimento de combustível, local para realização de eventos sócio-recreativos (atualmente essesw eventos são realizados em um dos hangares exigindo-se desalojar os aviões para possibilitar os festejos).
A relocalização desse aeródromo, portanto, é uma providência inquestionável e necessária tanto para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro, como para segurança dos praticantes de aereodesportos.
É preciso, no entanto, que se tenha como objetivo uma solução que interrompa o ciclo vicioso de mudanças a cada estágio de crescimento da cidade.
Ha que se adotar uma solução que atenda esta condição assegurando uma vida útil prolongada ao equipamento e no mínimo, protegido das pressões impostas pelo crescimeno natural da cidade.
Sugere-se como idéia básica dispor uma cobgertura vegetal, com espécimes de orte médio, no entorno da área do novo projeto.
Uma vez dimensionadas e disponibilizadas todas as áreas de manobra, pouso, decolagem, edificações, enfim todos os dispositivos requeridos e, observadas as relações espaciais exigidas pelas normas que disciplinam a matéria, acrescenta-se ao lay out, um grande cinturão vegetal. Esta providência além de proteger o equipamento da interferência das edificações adjacentes será, sem dúvidas, um benefício à melhoria das condições ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário