quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Requalificação Urbana

Meu irmão Cláudio honrou-me com um comentário ao artigo que escrevi semana passada com o título Neologismo Tropical.


No comentário do mano, que também é engenheiro, ele estranha como eu, o significado do termo requalificação, inserido em uma placa de obras da Prefeitura Municipal, dando publicidade aos serviços de melhoria que estão sendo implantados na calçadinha de Tambaú.

Cláudio, que também tem um faniquito como eu quando quer saber das coisas, não se dando por satisfeito, comenta que teve as mesmas dúvidas quando recentemente em Teresina percebeu a utilização do termo em questão, em várias placas de obras.

Ontem partiu em meu socorro e enviou-me um e-mail com um artigo escrito por um professor português chamado Antônio Cipriano Silva, comentando justamente sobre requalificação urbana.

Observei na própria mensagem que Cipriano é um jovem professor de economia em Caldas da Rainha, em Portugal.

Li o texto com a maior atenção.

Lido o texto morreu a charada. Trata-se da intervenção pública para um planejamento urbano.

Não seria mais simples e melhor compreensível se houvessem utilizado reordenamento urbano?

Não sei por que a insistência em garimpar palavras exóticas para definir as coisas.

Meu querido irmão, a utilização do termo “requalificação” no contexto pode ser entendida como um modismo maroto muito a gosto do economês e das firulas dos arquitetos.

Complicam achando que é “chic” quando na realidade é boçal. É um jargão. E para mim o jargão é o oxigênio da mediocridade.

Não vêm que esses neologismos são exemplos de mau gosto como acontece com o uso aportuguesado de vocábulos ingleses.

Hoje mesmo, num órgão público onde fiz um pagamento, uma jovem me atendeu e usou a seguinte expressão: aguarde que vou “printar” o recibo. – pode?

Na coluna social leio que a banda tal vai “startar” os festejos.

Um radialista comenta que recebeu um “paper” de um deputado que está sempre “plugado” em seu programa.

E haja saco!!!

2 comentários:

  1. Querido Amigo Paladino, o gladiador da esperança.

    Pegando uma carona em seu comentário, acabo de me cadastrar como seu seguidor oficial, pois sempre tenho como obrigação matinal lhe visitar e me deliciar com seus artigos, veja o que encontrei quando de meu cadastro para ser seu seguidor oficial, coisa parecida com "agora você vai seguir o BLOG Paladino da Esperança e esta cadastrado no Google Friend Connect” também outros termos da informática que estamos já acostumados a falar sem sequer saber se podemos ter uma tradução.

    Leo Brasil

    ResponderExcluir
  2. Este espaço ganhou nova dimensão com a chegada do meu estimado amigo Léo Brasil.
    Léo, fico muito feliz com seu comentário.
    Um abraço

    ResponderExcluir