terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pequeno artigo sobre as siglas - PASS

Subitamente tenho a impressão de que estamos numa corrida vertiginosa em direção às nossas primitivas origens e ainda não nos conscientizamos disso. Pelo menos é o que deduzo observando as atuais formas de comunicação escrita e oral.

Não sei se o fenômeno ocorre em outras pátrias, mas aqui na nossa república federativa o idioma do Sr. Camões vem sofrendo uma metamorfose que nos obriga uma atualização permanente sob pena de “ficarmos na missa sem ver o padre”.

É a síndrome das Siglas.

O homem primitivo, nossos ancestrais trogloditas, usava poucas expressões ou grunhidos, para se comunicar. Um grunhido longo, outro breve, outro nasal, cada um expressava um sentimento ou alguma coisa. Mas, sobretudo tudo era muito compacto.

Hoje na idade do chip (já que houve a da pedra, do fogo, etc.) estamos quase voltando lá. Se o distinto leitor observar a famigerada família de siglas que somos obrigados a conviver no nosso dia a dia, há de convir que dentro em breve será preciso o concurso de um lexicógrafo esclarecer o significado das ORTN’s, CIC, TPM, DARF, DOC, TED, CEP, INSS, RG, CPMF, IPTU, ICA, IRPF, PEC, PAC, LTN, e quem sabe outras dos ET’s vindo nos OVNI’s.

É preciso, pois conclamar a ABL para juntamente com o MP e o SDC estabelecerem um TAC, como também apelar ao CN para promulgação de uma PEC regulamentando o instituto das siglas no sentido de se evitar uma CTM.

P.S - Para que não me chamem de CDF e antes que me mandem à PQP é só. OBG e AD.

Um comentário:

  1. Bastante interessante seu artigo, Maurício! Acho que a corrida da vida que está tornando as pessoas escravas do tempo, faz com que se utilizem tantas siglas, na tênue esperança de se economizar palavras, gestos, esforços!!!
    Abraço
    Renata Jacinto

    ResponderExcluir